S.O.S. SEO: cinco sinais de que é hora de investir nessa estratégia

Postado por Visual Set em 27/06/2023

Se você ainda está se perguntando se chegou a hora de investir em SEO para o seu e-commerce, este artigo irá apresentar cinco sinais inegáveis de que esse é o momento certo! Através de alguns indicadores, vamos avaliar juntos a sua necessidade e como o SEO pode solucionar essas dores.

Sem mais delongas, vamos aos cinco!

Sinal 1: Investimento alto em anúncios

O investimento em tráfego pago demanda uma constante injeção de recursos financeiros para manter o fluxo de visitantes. Se você interrompe o investimento, o tráfego pago cessa imediatamente, deixando de gerar resultados.

O investimento em SEO, por outro lado, representa uma alternativa estratégica para reduzir a dependência do tráfego pago, já que foca em criar um projeto sustentável e escalável.

Ao investir em SEO, você pode reduzir custos de palavras-chave, trabalhar de forma mais estratégica o posicionamento na SERP e redirecionar o orçamento do ADS para outras campanhas e canais que necessitam do investimento.

Ainda que reduza os investimentos em ADS, é importante manter a sinergia entre ambas estratégias. Para entender como fazer isso: leia aqui!

Sinal 2: Produto/serviço complexo 

O SEO pode ser uma estratégia altamente eficaz para educar os usuários e atrair tráfego relevante, quando uma empresa oferece produtos ou serviços complexos em seu e-commerce.

Ao otimizar o conteúdo do site para palavras-chave específicas relacionadas ao seu nicho, é possível posicionar-se como uma autoridade no assunto, fornecendo informações valiosas aos clientes.

O SEO permite que o e-commerce aumente sua visibilidade no Google para termos relevantes, alcançando um público-alvo mais amplo. Ao criar conteúdo no blog que tire as principais dúvidas do usuário e textos de categoria de alta qualidade e relevância, é possível conscientizar os visitantes sobre aspectos complexos dos produtos ou serviços oferecidos.

Ao mesmo tempo, é possível demonstrar expertise no assunto! Essa abordagem resulta em uma melhor experiência do usuário, aumentando a confiança e a probabilidade de conversões.

Dentro do SEO, existem dois acrônimos que trazem muita relevância para essa questão, eles são YMYL e EEAT.

Então, para tratar de produtos mais complexos, que possam impactar a saúde ou as finanças, é preciso atenção redobrada. Então, ter textos para a primeira etapa do funil – ou seja, educação – torna-se fundamental.

Além de educar, o SEO pode simplificar a jornada de compra do cliente!

Sinal 3: Concorrentes no nicho

Quando uma empresa enfrenta uma concorrência acirrada em seu nicho de mercado, o SEO pode ser um diferencial crucial para se destacar da multidão.

A otimização do site e do conteúdo para palavras-chave relevantes, e que vão além de keywords com alto volume de busca, permite aumentar a visibilidade nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.

Ao acompanhar e analisar as estratégias de SEO dos concorrentes, é possível identificar oportunidades de melhoria e ajustar as táticas de otimização do seu e-commerce. Isso pode incluir a identificação de palavras-chave menos exploradas, a criação de conteúdo diferenciado e a implementação de uma construção de links de qualidade.

Essas ações podem melhorar a posição do site nos resultados de pesquisa, direcionando mais tráfego qualificado e aumentando a participação de mercado em relação aos concorrentes.

Além de que se no nível de otimização o seu concorrente investe menos tempo, ou tem uma dependência muito grande no tráfego pago, o SEO acaba se tornado um critério de desempate.

Sinal 4: Busca de estabilidade a longo prazo

Ao contrário dos anúncios pagos, que oferecem resultados instantâneos – mas, voláteis! -, o SEO é um processo contínuo que visa aprimorar gradualmente a classificação do site nos mecanismos de busca, como o Google.

Investir em SEO permite construir uma base sólida para o e-commerce, aumentando a autoridade online, melhorando a relevância e a qualidade do conteúdo, além de criar uma rede de backlinks fortes.

Esses fatores contribuem para uma melhor experiência do usuário, aumentando a confiança e a autoridade da marca (Brand Authority).

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Sinal 5: Necessidade de captação de leads

A captação de leads pode ocorrer de diferentes maneiras, mas leads qualificados não são para qualquer um. Volume de tráfego é vaidade quando não há conversão! Isso é algo que sempre enfatizo.

O conteúdo escrito com a buyer persona adequada, pensando na jornada de educação e compra de um público específico, facilita a captação de oportunidades para um negócio.

Além de trabalhar com uma buyer persona específica, é interessante pensar em quais intenções de busca o seu público mais encaixa, para assim trabalhar de forma adequada e intencional.

O SEO consiste em uma estratégia poderosa com movimentos lentos, mas que gera resultados duradouros e fáceis de serem mantidos.

Se você conseguiu identificar ao menos dois desses sinais no seu site, então é hora de agir e pensar qual será o seu próximo passo no digital. Fique de olho, pode ser o SEO!

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