Controle de Etiquetas

Parent Previous Next

5.7 - Controle de Etiquetas



O controle de etiquetas tem por finalidade realizar o controle das etiquetas e comprovantes utilizados na agência. Nesta opção serão realizados os suprimentos, cancelamentos e devoluções das etiquetas e comprovantes.






Fig.5.7.1 - Tela do Comprovante de Etiquetas e Comprovantes


No primeiro campo deve ser selecionado o tipo da operação realizada.


Fig.5.7.2 - Opções do Controle de Etiquetas


Suprimento da ECT para a Unidade: Serve para realizar o cadastramento de etiquetas e comprovantes recebidos. Todas as etiquetas e comprovantes em poder da agência devem estar cadastrados.


Devolução da Unidade para a ECT: Caso seja necessário devolver uma etiqueta ou comprovante ao Correio, utilize esta opção.


Suprimento do Cofre para Operadores: Esta opção deve ser utilizada se o controle das etiquetas na agência for feito por caixa, ou seja, se cada operador tiver a sua seqüência para utilizar. Este controle pode ser feito somente para algumas etiquetas. É necessário que as etiquetas estejam supridas para a agência antes de suprir para os operadores.


Recolhimento dos Operadores para o Cofre: Cancela o suprimento feito para operadores. Para transferir as etiquetas de um caixa para outro, e necessário fazer a devolução antes de suprir para o outro operador.


Cancelamento da Unidade para a ECT: Esta opção serve para cancelarmos etiquetas no sistema.


IMPORTANTE! Nas movimentações das etiquetas entre o Correio e a agência (suprimento e devolução) é obrigatório o preenchimento de todos os campos, exceto a observação.


Data: Data da entrada/saída da etiqueta.

GRM: Número da GRM de fornecimento ou devolução.

Unidade de origem/destino: Código STO da unidade de origem/destino das etiquetas. Por padrão o sistema mostra o código do núcleo cadastrado na configuração do sistema. O sistema não permite digitar o STO da própria agência neste campo.

Código MAT: Código MAT da etiqueta.


Etiqueta inicial/final: Número da primeira e última etiqueta de cada lote. Se houver quebra na seqüência, cada lote deve ser cadastrado separadamente.

Observação: Comentários que julgar necessários. É recomendado digitar o serviço que utiliza esta etiqueta.


Ao terminar o cadastro da série de etiqueta a mesma é apresentada na grade.



Fig.5.7.3 - Grade da Tela do Controle de Etiquetas


Caso algum cadastro esteja incorreto, este deverá ser excluído, pois o sistema não permite editar os lançamentos. Para excluir, selecione o lançamento na grade e tecle DELETE.



Tipos de Controle de Etiquetas



Fig.5.7.4 - Controle de Etiquetas


Nesta parte da tela, será definido o tipo de controle que o sistema deverá fazer para cada sigla de etiqueta. O suprimento das etiquetas para os operadores não é suficiente para o sistema entender que o controle deve ser feito por operador, este tipo de controle deve ser pré-definido nesta tela. Para acessar este campo, tecle ESC no primeiro campo, de seleção do tipo da operação.


Sem Controle: O sistema não fará nenhum tipo de controle da etiqueta especificada.


Faixa Geral na Agência: O sistema não deixará passar no balcão nenhuma etiqueta que não tenha sido previamente suprida para a agência.


Faixa por Operador: O sistema não deixará o operador utilizar uma etiqueta que não tenha sido suprida para ele previamente.


IMPORTANTE! Todos os tipos de controle citados acima não terão função se a opção “verificar cadastro de etiquetas” não estiver marcada na configuração do sistema (ver item 3.1.2).